11.3.11

História

HISTÓRIA DA ABESPA


Em 2002, na Matriz de Nossa Senhora do Amparo o padre Amadeu Matias, com um grupo de voluntários, amigos e seminaristas, movidos pela ação do Espírito Santo de Deus criaram a Pastoral do Povo de Rua com o objetivo de resgatar a dignidade e a cidadania dos moradores da rua, dos arredores de nossa igreja. A sede do movimento funcionava na Casa Paroquial da Igreja Matriz, a rua Desembargador Freitas, 973 Centro.
A proposta desta pastoral era conhecer cada um e ajudá-los no que fosse possível e/ou recorressem a quem pudesse fazê-lo.
A missão da pastoral era ser presença de Cristo junto ao Povo de Rua, reconhecendo os sinais de Deus presentes em suas histórias e desenvolvendo ações que transformassem a situação de exclusão em projeto de vida para todos. Estabelecendo vínculos que permitissem criar relações de confiança e autonomia; promovendo ações que construíssem alternativas de produções e bens e cidadania como: cursos, oficinas e palestras, possibilitando a experiência pessoal comunitária e de fé cristã.
Desde o início do mês de abril de 2009, tornou-se Associação Beneficente São Paulo Apóstolo, nome em homenagem ao Apóstolo Paulo por ocasião do ano paulino vivido pela igreja, localizada na rua Barroso, 1052 Centro/Norte sob a presidência do padre Amadeu Matias. Com a mesma proposta de trabalho, ou seja, proporcionando condições de confiança, autonomia e cidadania, respeitando às criaturas, incentivando o trabalho em grupo, estimulando a cooperação na busca de novos caminhos para uma vida melhor, fortalecendo a fé e os ideais de uma vida de paz e harmonia com as bênçãos do Pai e a Luz do Espírito Santo.
A meta da Associação é proporcionar meios para sobrevivência, independência financeira e um futuro melhor para as crianças e adolescentes dando-lhes oportunidades de estudo, e aprenderem novas atividades como: música, canto, catecismo e etc.
As ações desenvolvidas por este projeto baseiam-se em: distribuição de cestas básicas, palestras para a inclusão social dos assistidos, acompanhamento médico e psicológico, acompanhamento escolar das crianças, auxílio moradia, construções e reformas de residências, inserção ao mercado de trabalho, projeto de produção: artesanato. Entre as ações desenvolvidas estão as celebrações festivas: dia das mães, festas das crianças e o Natal do Senhor.
A proposta a ser cumprida por esta Associação é: a implantação do reforço escolar, criação de atividade recreativa e pedagógica, estudo religioso e outros cursos profissionalizantes como: informática, artesanato, bijuterias etc.
De segunda a sexta-feira trabalha-se com algumas mães que se dispõem a fazerem trabalhos manuais para seus sustentos e manutenção da lojinha que funciona na sede da instituição. Os recursos adquiridos com a venda destes produtos são aplicados em benefícios de todos.
Aos sábados realizam-se com as crianças aulas de catequese, música, recreação, encontro com psicólogos, assistentes sociais junto às mães.
Hoje, a associação conta com 24 (vinte quatro) voluntários entre os quais profissionais liberais das mais diversas áreas: Advogado, contadores, psicólogos, assistentes sociais, professores, estudantes, autônomos etc. Cada voluntário se dispõe a doar um pouco do seu tempo e uma contribuição mensal para a manutenção do projeto.
Os recursos financeiros provém dos associados, voluntários, instituições, empresa privada, tribunais, comerciantes e padrinhos italianos. As prestações de conta são realizadas em reunião juntamente com o tesoureiro, depois afixada a parede para que todos tenham acesso.
As famílias assistidas pela associação eram: pedintes, flanelinhas, alcoólatras, necessitados e algumas são pessoas idosas que apesar de aposentadas são arrimo de família. A maioria dos assistidos não tem renda, vive da bolsa família e da assistência da associação. A problemática mais comum é a falta da estrutura familiar.
Para a inclusão de famílias no projeto é feita a triagem para verificar a real situação de sobrevivência da família. E as famílias assistidas são acompanhadas até que elas adquiram meios para uma vida digna.

ACESSE OS LINKS