22.3.11

Projeto de Atendimento aos usuários da ABESPA
Setor: Serviço Social

JUSTIFICATIVA

A desigualdade social gerada pelo sistema capitalista tem marcado não somente a sociedade brasileira, mas grande parte dos países ao longo dos anos. Este é excludente por natureza, pois visa apenas o lucro, acirrando, por conseguinte o processo de marginalização que acomete amplos segmentos da sociedade, dentre estes a população em situação de rua a qual é negada a direitos sociais mais básicos, se constituindo vítima de uma inclusão precária legitimada pelo sistema capitalista.    
Diante das desigualdades sociais e econômicas em 2002 em Teresina surge a Pastoral do Povo de Rua, essa pastoral era composta pelo grupo de voluntários, amigos e seminaristas cujo objetivo era resgatar a dignidade e a cidadania das pessoas em situação de rua no centro da cidade. Proporcionando atendimento por meio de ações de caridade (alimentos, remédios, moradia e ajuda espiritual).
No inicio essa, pastoral se reunia na casa paroquial da igreja matriz Nossa Senhora do Amparo presidida pelo pároco Amadeu Matias com o passar do tempo esses trabalhos prestados as pessoas em situação de rua forma se expandido e com essa expansão o aumento do número de pessoas nessa situação. Em 2009 mais precisamente no mês de abril essa organização passa a se chamar de Associação Beneficente São Paulo Apóstolo sendo registrada em cartório, para buscar parceria com o Estado, prefeitura e demais instituições que queiram colaborar com a causa. Atualmente a associação está funcionando com sede própria no centro de Teresina.
    A ABESPA é uma entidade democrática, autônoma e sem fins lucrativos, esta desde sua origem é mantida pelos voluntários, instituições, empresa privada, tribunais, comerciantes e padrinhos italianos. Sendo que esta tem o objetivo de proporcionar meios de sobrevivência e independência financeira para que esse público possa caminhar com suas próprias pernas. Perante essa realidade a ABESPA implantou reforço escolar, cursos profissionalizantes como: informática, artesanato, bijuterias, costura e outros a fim de possibilitar-lhes envolvimento por atividades que possam gerar  renda para sua sobrevivência.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           renda As ações da associação são desenvolvidas pelos seguintes profissionais voluntários: assistentes sociais, psicólogo, empresários, professores, contadores, estudantes e outros além de orientadores espirituais.
As ações realizadas pela associação têm o caráter de caridade foi nesse caminho que a assistência social esteve historicamente vinculada às práticas de beneficência, filantropia destinada a caso de extrema pobreza, desvinculada das condições de direito, como é concebida após a promulgação da Constituição Federal de 1988 e da criação e implementação da Lei Orgânica da Assistência Social-LOAS que foi regulamentada em 1993. Assim a assistência social passa a ser política pública de direito do cidadão e de dever do Estado.  
Portanto o trabalho desenvolvido pelas assistentes sociais tem se dado no sentido fortalecer as redes de sociabilidade e de acesso aos serviços sociais, voltados para o reconhecimento e ampliação dos direitos sociais. Dessa forma elencamos algumas atribuições do Serviço Social:

v   Discutir com os usuários e / responsáveis situações problemas;
v   Acompanhamento social de acordo com as necessidades dos usuários;
v   Discutir com os demais membros da equipe sobre a problemática dos usuários, interpretando a situação social do mesmo;
v   Informar e discutir com os usuários a cerca dos direitos sociais sensibilizando-os ao exercício da cidadania;
v   Elaborar relatórios e pareceres sobre materiais específicos do Serviço Social.

Deste modo, a intervenção prática e teórica do Serviço Social é fortalecida na proposição de caminhos para o desenvolvimento da autonomia e da emancipação dos usuários, visando ampliar as oportunidades de escolhas dos mesmos e o acesso aos recursos para um padrão de vida digno.

OBJETIVOS GERAL
Proporcionar atendimento sócioassistencial a pessoas e famílias em situação de rua, envolvendo-os num processo cultural e familiar voltado para garantia de direitos.
ESPECÍFICOS E LINHAS DE AÇÃO
·        Realizar atendimento ás demandas socioeconômicas das famílias e seus membros através da escuta qualificada;
·        Realizar visita domiciliar junto às famílias pela ABESPA;
·        Promover trabalhos preventivos por meio de oficinas, palestras informativas a fim de esclarecer sobre seus direitos e deveres;
·        Esclarecer aos usuários quanto à finalidade e funcionamento do Serviço Social e demais áreas da associação;
·        Acompanhar os usuários em suas dificuldades, encaminhando-os a outros setores competentes, sempre que se fizer necessário.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
O presente projeto é a representação de um planejamento estratégico, de atendimento aos usuários e suas famílias, acompanhadas pela Associação Beneficente São Paulo Apóstolo - ABESPA. De acordo com os objetivos geral e específicos adotaremos como metodologia de trabalho:

Ø     Promover duas reuniões mensais (ou sempre que houver necessidades) com os demais profissionais (psicóloga, professores, contador, empresários enfim com todos profissionais que atuam na ABESPA, para tratar sobre o desenvolvimento dos usuários atendidos;
Ø     Realizar visitas domiciliares aos usuários acompanhados;
Ø     Proporcionar encontros quinzenais junto aos usuários e famílias, onde serão realizadas palestras informativas e oficinas de cidadania;
Ø     Viabilizar parcerias (contato) com a rede socioassistencial para encaminhamentos de acordo com as necessidades dos usuários;
Ø     Proporcionar formações aos profissionais voluntários sobre os seguintes temas: voluntariado, relações humanas e outros. 

Nessa perspectiva, a proposta desse projeto reintera sua metodologia de trabalho através da integração das atividades expostas.
PÚLBLICO ALVO
Família e seus membros em situação de rua em Teresina-Piauí.      
RECURSOS HUMANOS
Assistente Social, Psicóloga, Professores, Contadores, Advogados em todos os profissionais que fazem parte da ABESPA.

ACESSE OS LINKS