Serviço Social da ABESPA

Equipe de Serviço Social, coordenada pela assistente social Fabiana, realiza Palestra sobre Cidadania para famílias assistidas pela ABESPA.
O objetivo do evento foi o de levar conhecimento, a respeito de cidadania, direitos humanos e o indivíduo como sujeito social. Ao final os participantes receberam certificado de participação.
Confira algumas fotos:
















______________________________________________________________________
 
A comemoração do dia das crianças aconteceu dia 08 de outubro na sede da associação, a festa contou com a participação do Projeto Estampido e apresentação de fantoches educativos sobre a importância da educação. As crianças participaram de brincadeiras educativas e todas ganharam brinquedos.

A ABESPA teve colaboração do Grupo Carvalho na doação de lanches, a equipe de serviço social da associação coordenada pela Assistente Social Fabiana, foi responsável pela realização da comemoração.
_____________________________________________________________________________
 
O dia das crianças da ABESPA será comemorado sábado dia (08) numa manhã de festa, brincadeira e assistência odontológica dentre outras atividades a serem desenvolvidas nesse dia. A iniciativa é da equipe de serviço social que em parceria com a FACID farão essa ação voluntária, também contamos com a participação do Projeto Estampido. Estima-se a presença de 157 crianças para esse evento.
____________________________________________________________
Benfeitores italianos se reunem num jantar festivo.
A ABESPA recebe uma ajuda de famílias italianas amigas de Pe Amadeu, bianulmente alguns deles vem até o Piauí acompanhar de perto a assistência dada pela associação as famílias do Projeto Moradia Dígna, idealizado por eles. Abaixo as imagens:





_________________________________________________________________________________

Voluntários da ABESPA se emprenham para realizar o Seminário para Formação de Voluntários

Desde do mês de maio, após a aprovação do projeto do Seminário para formação de Voluntários, a diretoria e equipes de voluntários da ABESPA tem se esforçado para a concretização do projeto. Foram várias reuniões para tratar do andamento, agenda das palestras e palestrantes, parceiros e colaboradores. Sempre foi ressaltada a sensibilidade e abertura por parte das instituições e pessoas procuradas.
A equipe de trabalho concordou que esse é o primeiro de outros seminários que a ABESPA pretende realizar.

______________________________________________________________
ABESPA justifica a realização do Seminário para formação de voluntários, que aconte e 26 a 28 de agos no auditórop do SINTTEL, confira:
A Associação Beneficente São Paulo Apóstolo – ABESPA possui em sua estrutura física um espaço com estrutura de ferro e cobertura de telha vegetal, o espaço é utilizado como espaço para atividades de treinamentos e formações tanto para as famílias atendidas como para a diretoria e voluntários.

Necessitando reformar o espaço, a diretoria quer adquirir recursos financeiros através das inscrições para um Curso de Formação para Voluntários. Sendo que a procura por curso de formação profissional para voluntários é escasso em nosso estado e a demanda de instituições não governamentais que necessita de tais profissionais cresce dia após dia.




__________________________________________________



A ABESPA, revisando o andamento da associação, parou na tarde de sábado (16) para promover aos voluntários uma palestra sobre Relações Humanas. Para tratar do tema foi convidada a teóloga Irmã Valdete Guimarães que mesmo estando de férias dos seus compromissos acadêmicos no ICESPI – Instituto Católico de Ensino Superior do Piauí, prontamente atendeu ao convite da associação.

O objetivo da palestra foi relembrar as boas práticas da convivência humana e grupal, colocadas de maneira inovadoras voltadas ao serviço de assistência a pessoas carentes.

Durante as falas da irmã e colaboração das presentes, comentamos os 10 mandamentos abaixo:
  1. FALE com as pessoas. Nada há tão agradável e animado quanto uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia quando precisamos mais de "sorrisos amáveis".
  2. SORRIA para as pessoas. Lembre-se que acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.
  3. CHAME as pessoas PELO NOME. A música mais suave para muitos ainda é ouvir o seu próprio nome.
  4. SEJA amigo e prestativo. Se você quiser ter amigos seja amigo.
  5. SEJA cordial. Fale e aja com toda sinceridade: tudo o que você fizer, faça-o com todo o prazer.
  6. INTERESSE-SE sinceramente pelos outros. Lembre-se que você sabe o que sabe, porém você não sabe o que outros sabem. Seja sinceramente interessado pelos outros.
  7. SEJA generoso em elogiar, cauteloso em criticar. Os líderes elogiam, sabem encorajar, dar confiança, e elevar os outros.
  8. SAIBA considerar os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia: o seu, o do outro, e o lado de quem está certo.
  9. PREOCUPE-SE com a opinião dos outros. Três comportamentos de um verdadeiro líder: ouça, aprenda e saiba elogiar.
  10. PROCURE apresentar um excelente serviço. O que realmente vale na vida é aquilo que fazemos para os outros.
___________________________________________________________________________________
A campanha oftomológica realizada pela ABESPA teve o objetivo de consultar e adquirir os óculos para os irmãos, Matheus (foto), Lucas e Melquisedeque. A iniciativa partiu da observação da educadora Conceição durantes as aulas do Projeto de Alfabetização.
A diretoria e voluntários da associação divulgaram a proposta da campanha e imediatamente conseguiu as consultas e dois óculos, pois o terceiro irmão não necessitou do aparelho de correção.
Agradecemos a participação de todos que contribuiram para o êxito da campanha, sobretudo, aos benfeitores. Deus lhes pague!!!
 


_____________________________________



ABESPA realiza acompanhamento oftomológico para três irmãos participantes do projeto de alfabetização, Matheus 12 anos, Lucas 11 anos e Melquisedeque 10 anos. Após receber informações da educadora Conceição Feitosa sobre a dificuldade visual de algumas crianças do projeto, a associação selecionou os casos mais urgentes e conseguiu de benfeitores as consultas médicas. O próximo passo é conseguir pessoas que apadrinhem as crianças, doando-lhes os óculos de grau. Contamos mais uma vez com a caridade de pessoas sensíveis a situação dessas crianças, que tão cedo precisam de correção visual e porisso não tinham um bom desempenho escolar.

ACESSE OS LINKS